A matrícula na nossa unidade de ensino, ocorre de forma automática a
Após a divulgação da classificação geral do Vestibular das Fatecs, que considera as notas finais em ordem decrescente, de acordo com a opção de curso, período e unidade, a chamada para matrículas é feita até o limite de vagas oferecidas.
OBS.: Nós disponibilizamos computador com acesso à internet a quem quiser fazer a matrícula e tabém suporte a quem necessitar de ajuda.
Documentos Necessários
É importante que o candidato do Ensino Superior Tecnológico conheça a documentação solicitada para matrícula, a fim de evitar imprevistos, caso seja convocado. Quem receber a chamada deverá enviar ao sistema remoto indicado, via upload, nos formatos PDF, JPEG ou PNG, os seguintes documentos:
Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente;
Documento de Identidade com foto, dentro da validade. Ex.: RG;
CPF ou documento de identidade contendo o número de CPF;
Uma foto 3X4 recente, com fundo neutro;
Documento de quitação com o serviço militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), para o candidato brasileiro maior de 18 anos, do sexo masculino.
Quem utilizou o Sistema de Pontuação Acrescida pelo item escolaridade pública deve apresentar histórico escolar ou declaração escolar, comprovando que cursou integralmente o Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública municipal, estadual ou federal, com detalhamento das escolas onde estudou.
Aproveitamento de Estudos
O Aproveitamento de Estudos permite que o aluno seja dispensado de cursar disciplinas que já estudou anteriormente, seja por ter estudado em outra instituição de ensino superior reconhecida ou por ter sido aprovado em exame de proficiência.
A equivalência entre disciplinas pode ser concedida desde que haja similitude entre os seus programas e compatibilidade de cargas horárias.
Os pedidos de aproveitamento de estudos deverão ser decididos e informados com um prazo de, pelo menos, 15 (quinze) dias úteis da data limite estabelecida no calendário Escolar para que sejam efetivamente recebidos pela secretaria da Faculdade.
Para solicitar siga o seguinte passo a passo
Ao ingressar no SIGA, o aluno deverá acessar o menu lateral e na pasta “Solicitações” clicar na opção “Aproveitamento de Estudos”.
O aluno ingressante deverá preencher a justificativa para sua solicitação de aproveitamento de estudos e inclui-la no sistema clicando no ícone “incluir justificativa”.
Após incluir a justificativa, o passo seguinte estará disponível, nele o aluno deverá selecionar a(s) disciplina(s) que pretende dispensar e clicar no botão de inserção.
Se houver algum engano, o aluno poderá excluir por meio do ícone representado por uma “lixeira” disciplina selecionada, ou, para dar continuidade no processo, deverá clicar no link gerado com o nome da disciplina.
Ao clicar sobre o link com o nome da disciplina, será permitido ao aluno inserir disciplina(s) equivalente(s) cursada(s) em outra Instituição de Ensino Superior. Para isso será necessário informar:
Nome da Instituição de Ensino Superior; Nome do curso; Disciplina cursada; Carga horária da disciplina cursada; Cumprimento de horas aula ou créditos; Ano e semestre da formação.
Ao final, deve-se clicar em “Incluir” para inserir a disciplina equivalente. Após a inclusão, o aluno poderá editar, excluir ou ainda adicionar uma nova disciplina, por meio do ícone azul ao lado da caixa de seleção. E ao clicar em “Próximo”, seguirá para etapa seguinte.
Nesta etapa, será feito o envio dos documentos comprobatórios, os que justificam a solicitação do aproveitamento de estudos. O estudante deverá escolher o tipo de arquivo comprobatório e submeter a solicitação para análise.
Os documentos que podem ser inseridos como comprobatórios são: Histórico Escolar; Ementário contendo carga horária, ementa e programa das disciplinas; Diploma.
A interface de acompanhamento do processo de aproveitamento de estudos estará disponível na interface do aluno.
Caso a Direção Acadêmica julgue o processo incompleto, uma mensagem contendo a orientação da correção estará disponível na interface de Acompanhamento da Solicitação.
Caso haja necessidade de exame específico de avaliação, na disciplina cuja equivalência é pretendida, um e-mail será enviado ao aluno informando a data e a hora.
Após a finalização do processo, será enviado um e-mail contendo o parecer do Coordenador de Curso para cada disciplina solicitada. O estudante poderá acompanhar o andamento da solicitação pela sua interface.