Cartão Bem é um benefício destinado a estudantes que residem em Santana de Parnaíba para ônibus municipais.
O aluno deve solicitar pelo SIGA um “Atestado de Matrícula Simples” para que comprove o vínculo com a faculdade após isso Imprima e preencha o formulário abaixo:
O aluno deve apresentar ambos os documentos na SESP – Secretaria de Educação de Santana de Parnaíba, que é responsável por emitir e entregar o cartão.
Intermunicipal (TOP/EMTU)
(Residir em Municípios vizinhos)
1. Solicitar o Formulário na Secretaria
2. Reúna os Documentos Necessários
Documento de identidade do estudante (RG ou CPF, por exemplo).
Comprovante de matrícula ou declaração da escola (com data recente).
Comprovante de residência (conta de água, luz, gás, etc.).
Caso seja menor de idade, é necessário que um responsável legal também apresente seu documento de identidade.
3. Acesse o Site da EMTU
Abra o navegador de internet e acesse o site oficial da EMTU.
4. Selecione a opção “Estudantes e Professores”
Estudantes e Professores > Região Metropolitana de São Paulo> Preencha aqui o Formulário da Solicitação
5. Preencha o Formulário Online
Dentro da seção de Passe Escolar, você provavelmente encontrará um formulário online para preencher. Forneça todas as informações solicitadas de forma precisa e completa.
6. Envie os Documentos
Após preencher o formulário, você será solicitado a enviar os documentos necessários. Faça o upload dos arquivos digitalizados ou fotografados conforme instruído. (OBS: PDF ou JPG)
7. Aguarde a Análise
Após o envio dos documentos, a EMTU irá analisar sua solicitação. Esse processo pode levar alguns dias úteis. Certifique-se de verificar regularmente o status da sua solicitação através do site da EMTU ou dos contatos disponibilizados.
Estudantes e Professores > Região Metropolitana de São Paulo> Acompanhe aqui sua solicitação
SP TRANS
(Residir em SP)
Solicitar
Informe a sua Instituição de Ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente 2025.
Após a Instituição de Ensino enviar os seus dados de matrícula à SPTrans, você já pode solicitar o benefício. Acompanhe;
Opções para solicitação:
Revalidar o cartão atual Caso possua um Bilhete Único de Estudante ativo, emitido a partir de 2021, você poderá revalidá-lo, por sua inteira responsabilidade, desde que ele esteja em perfeito estado de funcionamento e conservação, sem trincas ou envergaduras e com a foto e numeração, impressas na parte frontal, legíveis. Após completar o procedimento, o benefício estará disponível para recarga e uso no cartão. Para esse procedimento será cobrado o valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes (R$ 35,00).Cartões emitidos em 2020 ou em anos anteriores, não poderão ser revalidados. Nesse caso, um novo Bilhete Único será enviado para o endereço cadastrado, após a solicitação e pagamento do valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes (R$ 35,00).
Solicitar um novo cartão
Primeira via Caso não tenha um Bilhete Único de Estudante ativo, utilizado em ano(s) anterior(es), solicite a emissão do cartão. Após completar o procedimento, ele será enviado em até 15 dias ao endereço escolhido. Após desbloquear o bilhete pelo site o benefício estará disponível para recarga e uso no cartão. Para esse procedimento será cobrado o valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes (R$ 35,00).
Substituição de cartão Se você já possui um Bilhete Único de Estudante, mas deseja substituí-lo por uma nova via, basta selecionar a opção correspondente no momento da solicitação. Você poderá usar seu benefício apenas quando receber ou retirar seu novo cartão. Para utilizar o benefício, basta desbloquear o cartão pelo site e realizar a recarga. Ao desbloquear o novo cartão, o bilhete substituído será cancelado Obs: Caso exista saldo no cartão substituído, os créditos serão disponibilizados para transferência no novo Bilhete Único de Estudante, no prazo de 72 horas, contadas a partir do desbloqueio do novo cartão. Para isso, basta encostar o novo cartão em um equipamento de recarga Valores Para a substituição de cartões emitidos em 2020 ou em anos anteriores será cobrado o valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes (R$ 35,00). O novo cartão será enviado em até 15 dias ao endereço cadastrado Para a substituição de cartões emitidos a partir de 2021 será cobrado o valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes (R$ 35,00) + 3 tarifas de ônibus vigentes (R$ 15,00) de frete, caso queira receber em até 15 dias o cartão no endereço que escolher.
Segunda via (perda ou roubo) Em caso de perda ou roubo do Bilhete Único de Estudante, solicite a segunda via pelo site. Você poderá usar seu benefício apenas quando receber ou retirar seu novo cartão Obs: Caso exista saldo no cartão substituído, os créditos serão disponibilizados para transferência no novo Bilhete Único de Estudante, no prazo de 72 horas, contadas a partir do desbloqueio do novo cartão. Para isso, basta encostar o novo cartão em um equipamento de recarga Valores Será cobrado o valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes (R$ 35,00) + 3 tarifas de ônibus vigentes (R$ 15,00) de frete, caso queira receber em até 15 dias o cartão no endereço que escolher. Outra alternativa é pagar o valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes e retirar o novo cartão em um Posto de Atendimento da SPTrans, após 03 dias úteis.
Segunda via cartão danificado pelo usuário (quebrado, amassado, trincado, etc.) Caso o seu Bilhete Único de Estudante apresente problema de funcionamento por defeito de mau uso, dirija-se a um Posto de Atendimento da SPTrans para análise técnica do cartão. Comprovado o defeito, será realizado o cancelamento e a emissão da 2ª via mediante pagamento Obs: Caso exista saldo no cartão substituído, os créditos serão disponibilizados para transferência no novo Bilhete Único de Estudante, no prazo de 72 horas, contadas a partir do desbloqueio do novo cartão. Para isso, basta encostar o novo cartão em um equipamento de recarga Valores Será cobrado o valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes (R$ 35,00) + 3 tarifas de ônibus vigentes (R$ 15,00) de frete, caso queira receber em até 15 dias o cartão no endereço que escolher. Outra alternativa é pagar o valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes e retirar o novo cartão em um Posto de Atendimento da SPTrans, após 03 dias úteis.
Segunda via (cartão danificado) Caso o seu Bilhete Único de Estudante apresente problema de funcionamento por defeito de fabricação, dirija-se a um Posto de Atendimento da SPTrans para análise técnica do cartão. Comprovado o defeito, o cancelamento e a emissão da 2ª via serão isentos de pagamento.
Acompanhar ou realizar o pedido Agora que você já conhece as opções, acesse o site para realizar ou acompanhar o seu pedido: sptrans.dne.com.br